Programação do mês de julho da Casa de Cultura Santo Amaro

Arquivado em: Notícias Regionais,Santo Amaro |

SEGUNDA-FEIRA

Todas as segundas

09h00 às 11h00 – ENSAIOS: ORQUESTRA SILVIA LUISADA: Orquestra formada por iniciantes nos instrumentos musicais. Coordenação e Regência: Silvia Luisada.

11h00 às 12h00 – ENSAIOS: CAMERATA DE FLAUTA DOCE DA CASA DE CULTURA: Formada por integrantes das oficinas de flauta doce realizadas na Casa de Cultura. Coordenação: Dolores Fender e Carlos Odorico. Supervisão: Silvia Luisada

12h00 às 13h00 – OFICINA DE FLAUTA DOCE: Iniciação musical através da flauta-doce conduz o aluno ao aprendizado com partitura e o despertar de talentos. É necessário flauta tipo germânica. Monitores: Dolores Fender e Maria Furukawa. Supervisão: Silvia Luisada.

14h00 às 16h00 – OFICINA DE ARTE: PINTOU A SINDROME DO RESPEITO: aulas de pintura às pessoas com e sem deficiência intelectual, a partir dos 10 anos de idade, supervisionados por equipe multidisciplinar altamente especializada formada por artista plástica, pedagoga, psicólogo e arte-educador. Os participantes desenvolverão trabalhos de desenho e pintura, que auxiliarão na parte motora e no estímulo à criatividade, em releitura de artistas plásticos brasileiros. Coordenação: Instituto Olga Kos

20h30 às 00h – MERCADO SAMBA DA VELA: Um verdadeiro culto ao samba, onde a recepção da comunidade é calorosa! Encontro de sambistas que apresentam suas obras diretamente para o público; são compositores, cantores, músicos e simpatizantes reunidos em volta da vela acessa para cantar letras sobre o cotidiano, que pulsão ao ritmo das palmas que marcam o samba até que a vela se apague decretando o final da cantoria, momento em que a comunidade é convidada a compartilhar um delicioso caldo quente. Coordenação: Comunidade Samba da Vela.
Dias 18/julho – ESPECIAL: ANIVERSÁRIO DO SAMBA DA VELA: 11 anos!

20h30 – O acender da vela brinda com grande festa 11 anos de bambas, que apresentam seus sambas na palma das mãos, aplausos do coração que consagram os compositores da comunidade Samba da Vela. De quebra, revela em festa, convidados especiais e rica exposição da trajetória do Samba da Vela: biografias, fotos, banners e encartes – curadoria Crioula Cá do “Projeto da Crioula Amor Declarado ao Samba de São Paulo”. Esperamos você!

TERÇA-FEIRA

Todas as terças

09h00 às 11h00 – OFICINA DE DESENHO E PINTURA: propicia ao participante a iniciação com base sólida no desenho em preto e branco, passando posteriormente a pintura em óleo sobre tela. Orientação: Algacyr Ferreira.

14h30 às 15h30 – OFICINA DE DANÇA SENIOR: prática corporal direcionada ao idoso; promove o equilíbrio, estimula a lateralidade, trabalha articulações, memória, habilidade motora e relações interpessoais. Instrutora: Heloisa Suzuki – fonoaudióloga da URSI Santo Amaro.

17h00 às 19h00 – OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS: curso livre de arte com ensinamento de diversas técnicas artísticas, trabalhando o desenvolvimento da criatividade e estimulando a experimentação. Orientação: Silvana Gualda.

19h00 às 22h00 – MERCADO DAS LETRAS: CHÁ POÉTICO: ponto de encontro de poetas e escritores que consagra a diversidade da arte sob o comando do poeta Mavot Sirc.

• Dia 05/julho: Lançamento: Livro Lembranças, do autor Piteco.
• Dia 12/julho: Confraternização Poética.
• Dia 19/julho: Lançamento: DVD Chá Poético, registros dos poetas do Mercado das Letras.
Dia 26/julho: Festa Julina Poética – do Mercado das Letras.

 

QUARTA-FEIRA

Todas as quartas

10h00 às 12h00 – ENSAIOS: CORAL RACHEL PELUSO: coral misto com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita. Todas as idades. Participe! Pianista: Edith Kielgast. Regência: Silvia Luisada

20h00 às 22h00 – OFICINA DE CANTO: objetiva trabalhar a técnica vocal, adquirindo consciência e domínio da produção da voz, protegendo-a e melhorando a performance, além de desenvolver a sensibilidade e a percepção musical com exercícios que focalizam ritmo, afinação e criatividade. Destinam-se a todas as pessoas, iniciantes ou já ter experiência. Orientação: Cristina Allemann

QUINTA-FEIRA

Todas as quintas

08h30 às 12h00 – ENSAIOS: ORQUESTRA FILARMÔNICA SANTO AMARO: corpo estável da Casa de Cultura. Agrupamento instrumental utilizado, sobretudo, para a execução de música erudita, formada por músicos de origens diversas. Coordenação e Regência: Silvia Luisada.

20h00 às 22h00 – OFICINA DE SAMBA-ROCK: a disseminar arte da dança por meio do samba-rock, uma fusão do samba com ritmos americanos como bebop, jazz e soul, nascido nos anos 60 tomou conta dos Bailes Black. Orientação: Ana Paula da Paz

14h00 às 18h00 – MERCADO DO IDOSO: espaço de convivência, inclusão cultural e valorização da qualidade de vida da população idosa, onde são realizadas atividades culturais, sociais, recreativas, ocupacionais e de lazer, por meio de vivências, atividades físicas, oficinas de artes etc. Coordenação geral: Denise F. Gehring. Assistente de produção: Dayse Rosali de Sousa.

Dias 07, 14 e 21/julho - 13h45 às 15h00 – OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL: a partir de vivências e jogos teatrais o grupo estará desenvolvendo habilidades de comunicação verbal, expressão corporal, impostação de voz, memória, desinibição. Orientação: Viviane Palandi.

15h00 às 15h030 – RODA DE CONVERSA: bate papo e lanche de confraternização.

15h30 às 17h00 – HISTÓRIAS: ARTE DE CONTAR E DE OUVIR: Nos encontros vamos mergulhar no sábio e encantador universo das lendas, mitos, contos populares, versos, cantigas e outras expressões da cultura oral. Escutando vivenciando e contando, o grupo conhece e se aprimora na arte de contar histórias, com Tininha Calazans.

Dia 28/julho

14h00 às 16h30 – BAILE NO MERCADO IDOSO: tradicional ponto de encontro de idosos da região sul, apresenta música ao vivo com ritmos variados e muita animação com Os Mensageiros da Alegria.

SÁBADO

Todos os sábados

10h00 às 12h30 – OFICINA DE CAPOEIRA: busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica por meio da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Mestre Formiguinha (Alex Santos)

13h00 às 15h30 – OFICINA DE VIOLÃO POPULAR: oferecer aos participantes caminhos e soluções para uso do instrumento, através de exercícios práticos, onde poderão iniciar ou aperfeiçoar seu desempenho técnico, contribuindo com seu aprimoramento musical. Orientação: Mauro de Siqueira.

 

DOMINGO

Dia 03/julho – 10h30 às 19h30 – BATIZADO DE CAPOEIRA: com muita arte e festa o Grupo Mangangá de Capoeira, sob o comando do mestre Formiguinha e com participação especial do o Grão Mestre Pinatti, realiza o 4º Batizado de Capoeira e Troca de Cordas.
Dias 10 e 24/julho -15h00 às 19h30 – MERCADO SERTANEJO - ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, onde é apresentada a legítima e boa música caipira, sob o comando do “Duo Rouxinóis do Sertão” [Cida e Silva].
Casa de Cultura de Santo Amaro
(11) 5522-8897

 

Saiba mais sobre  a Casa de Cultura de Santo Amaro

Casa de Cultura de Santo Amaro

MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA
Instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1897, cumpriu papel importante no abastecimento de São Paulo. Após seu fechamento 1958, abrigou inúmeras atividades, até que em 1980 foi incorporado à Secretaria Municipal de Cultura.
Espaço de referência que contribui, por intermédio de sua programação e atuação junto à comunidade, na construção da cidadania cultural. Desde sua criação exerce ação direta e ativa na vida de seus freqüentadores, servindo não apenas como local de fruição ou produção cultural, mas também como pólo agregador da comunidade artística e seu público, proporcionando maior contato e vivência com repertório cultural diversificado e de qualidade.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade

Deixe uma resposta



O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>